A farinha de empanamento FUBAZIN (tipo a convencional farinha de rosca) é produzida a partir de um fubá de milho puro, desengordurado e rico em carotenoides. É processado em alta temperatura e sob pressão, em uma linha integrada instalada na moderna unidade da ZINI em São Paulo. A tecnologia aplicada inativa as enzimas ao mesmo tempo que reduz a carga microbiana inicial, permitindo a produção de uma farinha de milho compacta, esférica e lisa, perfeitamente padronizada e adaptada às necessidades gastronômicas do produto final. Essa estrutura confere a qualidade lipófoba, com mínima absorção de óleo, resultando num empanamento seco, crocante e com menos gordura, idôneo às modernas exigências do mercado dos alimentos processados.
FUBAZIN tem uma coloração homogênea que não se altera durante a fritura e resulta em um empanamento uniforme e de cor naturalmente amarela.
Muito utilizada no empanamento moderno, as farinhas à base de milho são consideradas ótimos complementos alimentares, devido ao elevado conteúdo de fibras dietéticas e vitaminas.
FUBAZIN também permite fazer alimentos finais empanados que respondem às modernas exigências de não utilizar cereais contendo glúten quando se integra como coating com uma base proteica (clássico bife à milanesa) ou com um vegetal como a “banana empanada”.
O uso dos empanados em geral tem tido um forte avanço nos últimos anos por uma série de circunstâncias.
- Necessidade de substituir carnes nobres cada vez mais caros com um tipo de carne ou derivado de carne que ganha qualidade organoléptica quando revestidos.
- Utilização cada vez maior de produtos vegetais como empanados para substituir a carne. Motivado pela maior saudabilidade. Porém com evidente reflexo econômico.
- Descoberta e divulgação dos novos pratos da moda que muito tem se afirmado no mercado do “take away” nestes últimos anos de pandemia.
Exemplo entre todos a “parmegiana” que tem se tornado a escolha preferida das famílias nestes últimos anos. Tem restaurante que só vive de “parmegiana”.
O empanamento de milho com FUBAZIN bem contribui neste percurso de experiência dos empanados com sua característica “sem glúten” e total ausência de corantes e qualquer outro aditivo, até o sal (NaCl). Uma verdadeira receita “clean label” projetada em São Paulo pelo ZINI LAB.